Chapada Diamantina Parte II

Ao total já estávamos 3 dias em Mucugê contando com a chegada e então fomos em direção a Lençóis.Mas no meio do caminho está Igatu, a cidade de pedra, que foi abandonada por garimpeiros e os Poços Encantado e Azul.

Deixamos para fazer estes três passeios que não necessita de guia quando nos direcionaríamos a Lençóis pois fica distante da cidade, para não ter que voltar.

Primeiro passamos em Igatu. É um distrito do município de Andaraí. Possui um casário histórico de pedra, do século XIX, resquício da época do Ciclo do Diamante na região da Chapada Diamantina.

Na primeira fase do garimpo de diamantes, durante o século XIX, foi um próspero povoado no alto da serra.

Com o declínio da produção de diamantes, a cidade praticamente foi abandonada, restando casas fechadas, ruínas e poucos moradores. Igatu tem hoje pouco mais de trezentos habitantes: antes eram cerca de 9 000. (fonte Wikipédia).

 

As ruínas

 

Igatu

 

 

Após caminhar um pouco pelo vilarejo seguimos até Poço Encantado que fica em Itaetê.(estrada de terra)

 A cor azul é refletida pelo vários minerais presentes na água e a época de melhor faixa solar é entre abril e setembro, que fica ainda mais bonito.É realmente fantástico e indescritível.

São 60 metros de profundidade, água cristalina e a entrada  custou R$20.00 por pessoa ( março de 2012).

Poço Encantado

Seguimos então para o Poço Azul ( em Nova Redenção), aqui é possível fazer flutuação.O caminho também é estrada de terra.

Na Chapada você repete muito as palavras “Nossa que maravilha!”, porque tudo é encantador, o Poço Azul não seria diferente.

São 16 metros de profundidade de águas também cristalinas onde vive uma espécie de camarão albino, parece que você está no espaço flutuando.A entrada custou R$15.00 por pessoa.

 

Poço Azul

 

O interessante de ir em baixa temporada é que você não precisa esperar muito para poder entrar neste dois lugares.Já que tem número x de pessoas por vez.Nós fomos os primeiros no Poço Encantado e não precisamos esperar no Poço Azul e a vantagem é que você fica mais tempo lá dentro também.

Flutuação no Poço Azul

 Seguimos então a Lencóis, chegamos a noitinha.Para você ter uma idéia o Poço Encantado fica a mais ou menos 150km de Lençóis e Poço Azul em torno de 110km, por isso vale a pena estar de carro na Chapada, porque todas as atrações são distantes e pelas agências acaba saindo bem mais caro os passeios. 

 Infelizmente você vê a pobreza das pessoas que vivem nesta região que está em um momento de muita seca.Casas de barro, pouco pasto para os animais e sem nenhuma infraestrutura.

Segue post Chapada Diamantina ParteIII

Em meio a estas belezas naturais, infelizmente,falta água, falta tudo.
As pessoas vivem uma vida com dificuldades.

Anúncios

4 Respostas

  1. Os posts estão super legais, com fotos boas e textos interessantes! Segue em frente e nos manda algum post que colocamos no blog com o teu endereço.
    Beijo Mylene

    1. Mylene,
      Muito obrigada pela força.bjos

  2. A foto que pegou na gruta é maravilhosa Luciana, a que fican suspendidos na agua.- Obrigada por sua creatividade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Comentários sobre: Sobre o blog

Este é um blog para quem ama a vida, a natureza e é louco por viagens.

Este é um blog para quem ama a vida, a natureza e é louco por viagens.

%d blogueiros gostam disto: